No mês de Setembro tive a oportunidade de participar de um curso sobre Gerenciamento de Projetos, que apesar de já ter publicado por aqui, sobre a alta na procura por profissionais certificados, ainda não havia falado sobre Gerenciamento de Projetos. É exatamente sobre isso que vou falar agora.
O curso abordou desde as fases, processos e os requisitos necessários para se obter a certificação de PMP (Project Management Professional) junto ao PMI (Project Management Institute). A metodologia segue o padrão estabelecido pelo PMBOK, guia oficial do PMI. Segundo o PMBOK, Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Com isso, busca-se alocar devidamente os recursos (materiais e humanos), o orçamento e tempo para entrega, com o objetivo de atingir a qualidade e o desempenho desejado para a finalização do projeto.
Existem em todo o mundo, associações denominadas Chapters (Capítulos), que unem profissionais de uma mesma região que trabalham no campo de Gerenciamento de Projetos. No Brasil existem diversos Capítulos, e uma listagem completa pode ser visualizada no site do Capítulo de São Paulo: http://www.pmisp.org.br/pmi_brasil.asp
Em breve, postarei mais detalhes sobre Gerenciamento de Projetos.

3 thoughts on “Gerenciamento de Projetos, segundo o PMBOK”

  1. Diego Nei – Salvador/BA – Soteropolitano de capricórnio, Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Jorge Amado, estou atualmente cursando um MBA em Gerenciamento de Projetos. Gosto de escrever e de tocar violão. Acho que através do Gerenciamento de Projetos temos uma oportunidade de rever como as coisas são feitas e achar uma forma de atingir objetivos. Quem sabe se tivéssemos mais gerentes de projetos em Brasília a história não fosse diferente? Sou membro do PMI desde 2008, filiado ao Capítulo Bahia. Me interesso por projetos de desenvolvimento social, Corrente Crítica e Lean Six Sigma como garantia de qualidade em processos.
    Diego Nei disse:

    O PMBoK é um conjunto de melhores práticas aplicáveis a quaisquer tipo de projetos, mas existem metodologias específicas para desenvolvimento de software que estão muito em voga hoje. As mais badaladas no momento são Agile (Metodologia Ágil de Gerenciamento de Projetos) e SCRUM.

    Elas não são excludentes com relação ao que consta no PMBoK e se ajustadas corretamente, podem produzir resultados formidáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.