Kitchen Nightmares é uma série de televisão dos Estados Unidos em forma de Reality Show, na qual o chef Gordon Ramsay vai à diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.

Kitchen Nightmares e a Gestão de Serviços de TI

Kitchen Nightmares e a Gestão de Serviços de TI


De forma um tanto “agressiva”, o chef fornece um modelo de Gestão de Serviços para o restaurante visitado, revolucionando todos os processos do estabelecimento – do momento que o cliente chega, ao momento que o prato é servido. Ele busca um maior comprometimento dos funcionários, visando o aumento da qualidade do serviço oferecido e aumentando o valor agregado para o cliente.

Gestão de serviços de TI e Gordon Ramsay

A relação do programa Kitchen Nightmares e a Gestão de Serviços de TI com ITIL é direta.
Como assim?
O que o chef Gordon Ramsay busca é mostrar para os funcionários e proprietários dos restaurantes, a importância de um bom atendimento e o oferecimento de um serviço de qualidade, onde o cliente receba por aquilo que se paga, com a garantia da qualidade. Esse é o objetivo mais simplista da Gestão de Serviços de TI.

Para uma melhor visualização, segue um breve comparativo:
O cardápio de um restaurante é o mesmo que o Catálogo de Serviços, que contém todos os serviços oferecidos aos clientes: pratos, porções, bebidas, sobremesas, etc.
Os clientes do restaurante são as peças chave, pois estes quem se beneficiam do serviço oferecido e geram a demanda. Com o gerenciamento de Demanda, forneceremos informações importantes para a Capacidade e assim asseguramos que sempre existirão recursos suficiente para atender as necessidades dos clientes.
O fornecedor pode ser melhor escolhido e monitorado com o gerenciamento de Fornecedor, e assim, sempre entregar produtos de qualidade para a criação dos pratos.
Bons serviços sendo oferecidos com a capacidade suficiente e fornecedores de qualidade, o número de clientes pode aumentar, e o gerenciamento Financeiro pode nos apoiar nas previsões de orçamentos, possíveis investimentos e ampliações do restaurante.
Enfim, tem muito mais para ser relacionado e comparado, mas a ideia inicial é apenas mostrar que os conceitos da gestão de TI podem ser aplicados em outras áreas e negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *