Na última semana, foi realizado um encontro entre líderes do governo e representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), onde foram apresentadas propostas para ampliar e fortalecer o setor de Tecnologia da Informação (TI) brasileiro.

Ministério da Ciência e Tecnologia

Ministério da Ciência e Tecnologia



O encontro aconteceu no dia 16/02 e de acordo com dados da Brasscom, nos próximos anos, o Brasil precisa de 750 mil profissionais de áreas técnicas para que o segmento continue em expansão e o Ministério da Ciência e Tecnologia se comprometeu a ajudar na qualificação destes profissionais.

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) já concedeu avanços significativos em outras propostas trazidas pela Brasscom. Entre elas, a formação de recursos humanos para o setor. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação(MEC), capacitam juntas milhares de profissionais em TI como também em outras áreas.
Em 2010, segundo números do balanço do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI), as instituições concederam juntas 155 mil bolsas para a formação de mestres e doutores. Os recursos aplicados chegaram a R$ 2,8 bilhões. Em 2001, o número de bolsas foi de 77.579 e o investimento feito pelo CNPq e Capes chegou a R$ 813 milhões.

Fonte: Portal do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *