O Tribunal Superior Eleitoral divulgou na última semana o site oficial da Urna Eletrônica, que esclarece todas as dúvidas sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro.

TSE lança site sobre a Urna Eletrônica

TSE lança site sobre a Urna Eletrônica


História
A informatização do processo de votação é um elemento chave no sistema Eleitoral Brasileiro e começou na década de 1980 com o recadastramento eletrônico de mais de 70 milhões de eleitores. Desde então, a evolução foi constante e o processo de votação foi ficando cada vez mais rápido e dependente da tecnologia.

Urna Eletrônica
A urna eletrônica foi criada pelo TSE e utilizada nas eleições de 1996. A Urna Eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições que possui 2 terminais: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar e, em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria; e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.
Biometria
A Biometria é outra tecnologia que vem sendo utilizada como forma de identificação segura de eleitores e este ano, ela estará presente em 60 municípios brasileiros, e totalizando mais de um milhão de eleitores que foram cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta.
Novidade
A última novidade é a transmissão de dados da votação via satélite de regiões remotas do país.
Mais detalhes no G1.

Confira o site em: http://www.tse.gov.br/internet/urnaEletronica/index.html.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *