Grandes empresas sempre chamam a atenção de concorrentes e daqueles que querem vê-las fora do mercado. Esta semana, três gigantes foram muito comentadas por ações em tribunais.

Tribunal das Gigantes

Tribunal das Gigantes



Apple
Apple

Apple


A Apple acaba de vencer no tribunal, a briga que tinha com uma “clonadora” de Mac – Psystar. A empresa não poderá mais fabricar produtos com o sistema operacional da Apple – Mac OS X -, pois a empresa modificava alguns pontos da plataforma criada pela Apple, caracterizado como violação de direitos de propriedade.

Microsoft

Microsoft

Microsoft


A Microsoft acabou de se livrar do processo em que a União Européia movia contra a mesma, por infrigir termos de uso do Microsoft Internet Explorer, e já se meteu em um outro problema: o serviço Juku apresentado recentemente na China foi tirado do ar na última semana, acusada de plágio. O serviço continha códigos e até layout “copiado” do serviço Plurk. A Microsoft confirma a acusação, mas contorna dizendo que o desenvolvimento foi terceirizado e que o contrato especificava que o MSN Juku não deveria infringir os direitos de propriedade intelectual de outros sites.
Resultado: O serviço está fora do ar e sem previsão para retorno.

Intel

Intel

Intel


A gigante dos processadores está sendo acusada pelo governo dos Estados Unidos de usar ilegalemente seu domínio de mercado para afastar concorrentes, afim de fortalecer o seu monopólio.
Resultado: As ações de sua principal concorrente – AMD – dispararam(+5%), enquanto as suas caiam (-2%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *